DICA DA SEGUNDA II - EXPOSIÇÃO FAMÍLIA FERREZ

Texto: Gustavo do Carmo
FOTO: LUCIANO FERREZ


Acontece desde o último dia 26, no 2o andar do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), a exposição Família Ferrez: novas revelações.

São 396 fotos inéditas do Rio de Janeiro e de outros estados brasileiros como Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Pernambuco, além de Senegal e diversos países europeus. Foram selecionadas a partir de 8.000 negativos deixados pelo colecionador e pesquisador Gilberto Ferrez. Os registros foram feitos pelo próprio e também por seu pai, Júlio, e o tio Luciano, filhos de Marc Ferrez, francês radicado no Brasil que se tornou o maior nome da fotografia oitocentista do país ao registrar as paisagens naturais, construções e costumes da sociedade na época. Filhos e neto deram continuidade ao trabalho durante a primeira metade do século passado.

Entre as imagens cariocas, estão a reforma do Largo da Carioca, a construção da Cinelândia, a abertura da avenida Presidente Vargas, panorâmicas do centro tomadas de Santa Teresa, o perfil original do Mercado Municipal na Praça XV, a expansão da cidade em direção à Zona Sul, vistas da Pedra da Gávea e a construção do Cinema Pathé (verdadeiro making of que mostra em detalhes todos os passos da obra).

O material foi encontrado entre os documentos da família, durante a organização do acervo, feita pelas filhas de Gilberto, pioneiro entre os historiadores da fotografia no Brasil, já falecido. Foi doado em outubro do ano passado ao Arquivo Nacional. A curadoria é de Júlia Peregrino e Pedro Karp Vasquez.

A mostra fica aberta de 3ª a domingo, das 10h às 21h, até o dia 4 de maio. A entrada é gratuita. O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Informações: (21) 3808-2020.

Postar um comentário

0 Comentários